Pés Planos na Criança (Pés Chatos)

O pé plano flexível, conhecido como pé chato, é considerado uma variação normal do pé.

Está presente na maioria das crianças e recém-nascidos. É caracterizado pela diminuição do arco longitudinal na parte interna do pé e está associado ao aumento da frouxidão ligamentar e ao aumento do tecido de gordura local comuns nessa idade. Além disso, pode existir uma contribuição genética para sua presença.  Normalmente sem sintomas.

Quando a criança não apoia o pé ou quando ela fica apoiada somente na ponta, geralmente o arco aparece confirmando a flexibilidade.

As crianças com pé plano geralmente não desenvolvem o arco antes dos 5 anos ou mais. Algumas crescem até a idade adulta sem desenvolvê-lo.

O tratamento está indicado apenas nos casos de desconforto ou dor. Alongamentos, fisioterapia, orientação para calçados, palmilhas ou órteses.

Dores recorrentes ou outras alterações raras associadas podem indicar tratamento cirúrgico.


Polidactilia

A Polidactilia é a deformidade congênita mais comum dos dedos do pé caracterizada pela duplicação dos dedos. Tem incidência de 1,7 a cada 1000 nascidos vivos. Na raça negra essa incidência é ainda maior chegando a 13,9 a cada 1000 nascidos vivos. Em 50% dos casos pode ser bilateral e não necessariamente de forma simétrica.

O 5º dedo é o mais comumente duplicado (cerca de 80% doas casos) seguido do 1º dedo (Halux) e do dedo médio. A Polidactilia geralmente é uma malformação isolada, porém em alguns casos, pode estar associada a Síndromes ou outras malformações. Aproximadamente 34% das Polidactilias dos pés estão acompanhadas de Polidactilias das mãos.

A duplicação do dedo pode ocorrer com o metatarso normal ou com sua malformação aumentando a complexidade da deformidade.

O tratamento geralmente é cirúrgico com objetivo de melhorar o uso de calçados. Pode ser realizado preferencialmente entre 6 e 12 meses de idade.


Sindactilia

É uma deformidade congênita comum dos dedos do pé caracterizada pela união entre 2 ou mais dedos. Ocorre de forma simples (com a união da pele) ou complexa (com a união óssea). Pode apresenta-se isolada ou associada a outras malformações como a Polidactilia ou Síndromes como Apert.

Ocorre de forma mais frequente entre o segundo e terceiro dedos seguida pela Sindactilia entre o quarto e quinto dedos. A Sindactilia geralmente não causa problemas funcionais e, portanto, seu tratamento é conservador na maioria das vezes. Quando está associada à Polidactilia, o tratamento cirúrgico é comumente indicado.